terça-feira, 19 de maio de 2009

Engª Agronómica em Festa - Mais Detalhes!


Engenharia Agronómica em Festa . Participe!

Ao longo do mês de Maio, o Colégio Regional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros Região Norte desenvolveu várias actividades quer de cariz técnico quer de lazer.

Este Mês de Engenharia Agronómica, juntou a vontade à novidade, fazendo das recentemente remodelas instalações na OERN palco para as exposições de produtos, painéis e workshops.Estas actividades foram divididas por semanas temáticas.

A primeira semana, dedicada aos Produtos Regionais como os doces, a broa e os enchidos, contou com a exposição da Cooperativa Valdelima, cujos doces e vinhos foram muito prestigiados.

A semana finalizou com um Passeio pelo Porto, o Walk & Taste tour onde os participantes ficaram a conhecer a história, a beleza e a gastronomia da cidade, sendo o fecho do passeio dado pela Confraria do Sarrabulho de Ponte de Lima, cujo Sarrabulho foi deveras apreciado.

A semana seguinte, dedicada ao Vinho Verde, hortícola e doces, contou com a presença em exposição da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Quinta das Arcas, Quinta de Góios, Quinta de São Cláudio, Viniverde e da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), cujos produtos iam desde Vinho Verde, passando pela broa, doces e enchidos.

Durante a semana “O problema de Gestão do azoto em Agricultura” foi tema de painel, através da apresentação do Eng. Fernando Miranda, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas, na qual os vários Colégios se fizeram representar pelos seus coordenadores.

Com a presença do Enólogo Anselmo Mendes, o Workshop que antecedeu o fecho da semana, deu a conhecer os Vinhos que melhoram combinam com as conservas, cujo sucesso apimentou a vontade de participação nos que se seguem.

O fecho da semana deu-se com a presença da Confraria do Vinho Verde e da ARDAL que apresentaram os Vinhos e deram os mesmos a provar a uma plateia atenta.As próximas semanas são dedicadas aos Lacticínios e Espaços Verdes e às Carnes, enchidos, vinho Maduro e Azeite de Trás-os-Montes, respectivamente, cujo programa segue abaixo:

Semana 3 (19 a 23 de Maio) – Lacticínios e Espaços Verdes
Exposição de produtos, com a participação da indústria de lacticínios, associações de produtores, empresas, entidades públicas, etc.

Dia 20, 4ª feira das 19 às 21 h Workshop “Prova de queijos e vinhos” (participação de colegas produtores de queijos e especialistas de vinhos) (Inscrições Esgotadas)

Dia 21, 5ª feira, pelas 18h, Palestra sobre “Enquadramento ambiental das explorações pecuárias” com o Prof. Henrique Trindade (UTAD).

Dia 22, 6ª feira, pelas 14h30, Workshop “Gestão e Manutenção de espaços verdes em contexto urbano” - Arquitecta Paisagista Alcinda Tavares (Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Norte –ICNB), Arquitectos Paisagistas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e participação como comentadores do Decano do Colégio de Engenharia Agronómica de Castela, Leão e Cantábria e do Coordenador do Colégio Nacional de Engenharia Agronómica e o Coordenador do Colégio de Engenharia Civil da Região Norte. - Colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ICNB e da Câmara Municipal do Porto.

Dia 23, sábado, Percurso Geológico pela Foz do Douro (guiado pelo Prof. Fernando de Noronha). Entrada livre mas sujeita a inscrição (E-mail: comunicacao@oern.pt ou tel.: 22 207 13 00) Percurso “A Evolução dos Espaços Verdes na Cidade do Porto” – Com o apoio da C.M. Porto. Sujeito a inscrição.

Semana 4 (26 a 30 Maio) – Carnes, enchidos, vinho maduro e azeite de Trás-os-Montes e Alto Douro
Exposição de produtos, com a participação de associações de produtores, empresas, instituições públicas, etc.

Dia 27 * Visita guiada para alunos do Ensino Secundário

Dia 28 * Visita guiada para alunos do Ensino Secundário 18h, “Utilização de robot de ordenha nas explorações leiteiras” – Apresentação pelo Eng. Odino Almeida. Entrada Livre

Dia 29, 6ª feira, 16h, Lançamento do livro “AS BASES DA AGRICULTURA BIOLÓGICA, TOMO I, PRODUÇÂO VEGETAL”, com a presença dos autores: Jorge Ferreira, António Strech e Fernando Serrador.Na sessão será possível adquirir o livro, com um desconto especial para Membros da Ordem dos Engenheiros e haverá uma sessão de autógrafos por parte dos autores.

Dia 29, 6ª feira, das 19 às 21h Workshop “Prova de Azeites de Trás-os-Montes DOP”, Palestra por especialistas e produtores de azeite (entrada livre com inscrição prévia)

Dia 30, Sábado, pelas 10h00, Curso de Iniciação à Prova de Vinhos do Douro. Participação das Associações de Raças Autóctones. (Inscrições abertas)
Mais informações:
Sara Tavares
Gab. Comunicação
Ordem dos Engenheiros Região Norte
Rua Rodrigues Sampaio, 123
4000-425 Porto
Telf: 22 207 13 00
Fax: 22 203 96 47

Sem comentários:

Enviar um comentário