domingo, 10 de maio de 2009

Livro: "Ainda Alice"



Ainda Alice - Novo romance sobre a doença de Alzheimer


Ainda Alice é o nome de um novo romance que retrata a vida de sucesso de uma professora universitária, até ao momento em que é diagnosticada com a doença de Alzheimer.
Este livro recebeu o Prémio Brontë 2008 e é uma obra de Lisa Genova. A autora é formada em Psicologia e doutorada em Neurociências por Harvard. Foi ainda investigadora em áreas como a depressão, a doença de Parkinson e a perda de memória.O seu interesse pela doença de Alzheimer começou quando a sua avó mostrou os primeiros sinais da doença. Interrogando-se sobre como se sentiriam as pessoas que a vivem, vendo o mundo desagregar-se à sua volta, decidiu escrever este romance. Ainda Alice tem o custo de 16 € e pode ser adquirido em diversas livrarias do país.A venda de cada exemplar do livro reverte um euro para a Alzheimer Portugal.Sinopse:O mundo de Alice é perfeito. Professora numa conceituada universidade, é feliz com o marido, os filhos, a carreira. E tem uma mente brilhante, admirada por todos, uma mente que não falha… Um dia, porém, a meio de uma conferência, há uma palavra que lhe escapa. É só uma palavra, um brevíssimo lapso. Mas é também um sinal de que o mundo de Alice começa a ruir. Seguem-se as idas ao médico e, pTamanho do tipo de letraor fim, a certeza de um diagnóstico terrível. Aos poucos, Alice vê a vida a fugir-lhe. Amada pela família, unida à sua volta, é ela que se afasta, suavemente arrastada para o esquecimento, levada pela Doença da Alzheimer. Ainda Alice é a narrativa trágica, dolorosa, de uma descida ao abismo, o retrato de uma mulher indomável, em luta contra as traições da mente, tenazmente agarrada à ideia de si mesma, à memória de uma vida e de um amor imenso.

2 comentários:

  1. É um livro que quero, muito, comprar e ler. Foi diagnosticada à minha mãe, esta mesma doença, este mesmo mal. Talvez para a compreender melhor(à minha mãe e à doença)o queira, tanto, ler.
    Darei notícias logo que acabe.
    Até um dia.

    ResponderEliminar
  2. O livro é muito bom, cá esperamos pela sua opinião! (enviei-lhe um mail onde lhe dou o meu apoio). Ate Breve!

    ResponderEliminar